domingo, 17 de janeiro de 2010

Sem surpresas

O Estadual do Rio de Janeiro começou neste sábado do jeito que todos esperavam. Com os times grandes vencendo, mas sofrendo com os menores. Tanto Vasco quanto Botafogo jogaram apenas o suficiente para bater Tigres e Macaé, adversários visivelmente mais preparados na parte física.

Vasco 1 x 0 Tigres

O Vasco recebeu o Tigres em São Januário e não jogou bem, especialmente na primeira etapa. Nos primeiros 30 minutos, o time não se encontrou e errou muitos passes, parando na marcação da equipe de Xerém. O Tigres teve até um gol, de Gilcimar, bem anulado. Para completar, Rodrigo Pimpão foi expulso de maneira infantil, após levar dois cartões amarelos desnecessários. Mas por incrível que pareça, foi com 10 em campo que o Cruzmaltino melhorou e tomou o controle da partida. Até que Fágner, em uma cobrança de falta despretenciosa e contando com grande colaboração do goleiro Marcos Paulo, fez 1 a 0.

Na segunda etapa o time de Vágner Mancini criou mais, teve inúmeras chances de ampliar, mas esbarrou na falta de pontaria de seus jogadores. E por isso quase foi penalizado. No final do jogo, o Tigres teve mais um gol anulado, novamente de forma correta. E ficou nisso. A torcida não gostou muito, mas o 1 a 0 foi justo. E é sempre bom estrear com uma vitória. Não custa nada lembrar que, dos 4 grandes do Rio, o Vasco foi o que mais contratou, então a falta de entrosamente entre alguns jogadores, sem contar o já citado preparo físico ainda longe dos 100%, aumentam a dificuldade. Com o tempo a tendência é melhorar.

Macaé 2 x 3 Botafogo

Já o Botafogo mostrou raça e disposição para virar e vencer o Macaé por 3 a 2. Os destaques foram Lucio Flavio, autor de belo gol de falta e de uma assistência para o gol de Marcelo Cordeiro, além do estreante atacante Herrera (foto), que também deixou o seu logo a dois minutos de jogo. O argentino, aliás, movimentou-se bastante, buscou o jogo e criou oportunidades, caindo nas graças do torcedor. Estevam Soares deve ter ficado feliz com o futebol do recém-chegado. Mas ainda quero ver Herrera ao lado de Loco Abreu. Ainda acho que são dois jogadores de estilo parecido, de área. Quero ver como o treinador vai fazer para acertar este ataque, que, se vingar, tem tudo para dar alegrias ao torcedor alvinegro.

O que precisa ser corrigido, e é um problema crônico do Botafogo há algum tempo, é a parte defensiva. Novamente a zaga marcou bobeira nos dois gols do Macaé. E Jéfferson teve trabalho, inclusive salvando a equipe com belas defesas. Mas assim como Vasco, o time de General Severiano ainda tem tempo para melhorar e essa vitória na estreia, contra um adversário que é dos mais fortes entre os clubes menores do estado, é importante para dar confiaça aos jogadores e à torcida.

Nenhum comentário: