domingo, 10 de janeiro de 2010

Ano novo, time novo - Fluminense

Amigos do Passando a Bola, estou de volta depois de uns dias de férias. Não tivemos tantas novidades no futebol brasileiro, mas há algumas coisas para se analisar e comentar. Os Estaduais, pelo menos os mais importantes, começam no próximo final de semana. Então, a partir de hoje, vou escrever todos os dias uma resenha sobre os principais clubes brasileiros. Contratações, perdas, time-base, opções de elenco, enfim, um pequeno raio-X de cada um. Vou começar privilegiando os clubes que praticamente têm seus elencos formados.

FLUMINENSE

Parece que o Flu caiu na real. Deixou de lado a megalomania das últimas temporadas e resolveu apostar no "time de guerreiros" que teve desempenho heroico ano passado. Manteve a comissão técnica e não perdeu nenhuma peça importante, pelo contrário. Livrou-se de alguns medalhões e com isso conseguiu dinheiro para contratar, desta vez com critério.

- Contratações: 6 jogadores chegaram, sendo que um deles, Matheus Paraná, será apenas testado, pelo menos a princípio. O grande nome é Júlio César (foto), eleito o melhor lateral-esquerdo do Brasileirão pelo Goiás. Vem para uma posição na qual o Flu tinha dois garotos com qualidade, mas ainda imaturos. João Paulo deve ser emprestado e Dieguinho vira opção. Outro que deve ser titular é Leandro Euzébio, zagueiro que também veio do Goiás. Assim como Julio César, Leandro foi contratado pela falta de experiência dos zagueiros do clube, a exceção de Gum. Cássio, Dalton e Digão têm qualidade, mas ainda são novos. Deve jogar pelo lado esquerdo da defesa.


O meia Éwerton foi alvo de disputa entre o Tricolor e o Botafogo. Confesso que não lembro muito do futebol dele, vi apenas alguns jogos do Barueri. É uma aposta de Cuca, conhecido justamente por "descobrir" jogadores que poucos conhecem. Vai brigar por uma vaga no meio-campo, dependendo do esquema utilizado. Willians (foto) é outra aposta. Brilhou no Vitória no Brasileiro de 2008, mas ano passado não teve desempenho semelhante no Palmeiras. Está certo de que foi muito prejudicado pelas lesões, até chegou a ser titular no início do ano, mas ainda não dá para considerarmos Willians uma grande contratação. Pode jogar no meio-campo ou no ataque. O polivalente Thiaguinho, ex-Botafogo, também contratado, mas começa amargando o banco de reservas.

- Saídas: Como escrevi antes, o Fluminense não perdeu jogador importante. Os que saíram não estavam nos planos e vão diminuir o orçamento do clube. Urrutia, Ruy, Edcarlos, Fabinho, Wellington Monteiro, Luiz Alberto, Paulo César... Todos esses ou já foram embora ou irão em breve.

- O Time: Cuca deve manter o esquema que mais gosta e que deu certo na arrancada do Brasileiro e no vice-campeonato da Sul-Americana. Nesses primeiros treinamentos na pré-temporada, o treinador continuou com o 3-5-2. O time base é: Rafael; Gum, Dalton e Leandro Euzébio; Mariano, Diguinho, Éwerton (ou Diogo), Conca e Júlio César; Maicon e Fred.

A dúvida permanece apenas em uma posição. Por enquanto o meia ex-Barueri leva vantagem sobre o volante, mas a opção por Diogo me parece mais cautelosa e segura, pelo menos nesse primeiro momento, já que os alas Júlio César e Mariano sobem constantemente e têm pouco costume de marcar. Na zaga, Leandro Euzébio assume o lado esquerdo e no miolo Dalton deve brigar com Digão pela vaga. O primeiro leva vantagem.

- Opinião: Acredito que esse time do Fluminense, se mantiver a pegada e, especialmente, a sintonia com a torcida, pode ir muito bem no primeiro semestre. Fred (foto) e Conca fazem a diferença e para mim o Tricolor briga pelo título carioca e da Copa do Brasil. Mas sem favoritismo. Há outros melhores.

Nenhum comentário: