quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ano novo, time novo - Botafogo

Amigos do Passando a Bola, hoje é a vez de analisar o Botafogo. Mais uma vez a falta de dinheiro impediu que o Alvinegro fizesse contratações de peso, mas acredito que a diretoria fez um bom trabalho, na medida do possível. O clube ainda corre atrás de mais reforços, mais precisamente um meia e um atacante, mas a base já está montada. O que pode prejudicar neste início é a falta de entrosamento, já que a metade do time titular e dos principais reservas do ano passado foi embora. Vamos lá.

- Contratações: O Botafogo conseguiu encontrar bons jogadores a baixo custo. Fez algumas apostas, característica do clube nos últimos anos, e trouxe jogadores que se destacaram em equipes menores na temporada passada. Mas os grandes reforços alvinegros, na minha opinião, estão no ataque. Sebastián Abreu (foto) e Herrera são bons jogadores, que podem contribuir bastante para a equipe. Mais do que isso. A chegada de El Loco levou vários torcedores ao aeroporto e despertou nos alvinegros um sentimento de orgulho e confiança em um jogador que há muito tempo não se via no clube. Abreu é um bom jogador, especialmente nas bolas aéreas, mas a contribuição dele ao Bota pode ir muito além disso. Seu espírito de luta, típico de um uruguaio, pode fazer com que o clube perca a pecha carimbada dos últimos anos de time que amarela e, principalmente, leve de volta ao estádio a torcida, que pouco tem comparecido ao Engenhão.

Herrera também tem um estilo parecido com o de Abreu, mas é um pouco mais ágil e tem mais habilidade, até por ser mais baixo. Mas essa semelhança pode acabar atrapalhando, já que ainda não consigo enxergar os dois atuando juntos. Ambos são centroavantes de ofício e a movimentação da dupla terá que ser bastante treinada para que não acabem atrapalhando um ao outro. Até por isso Estevam Soares quer um atacante que caia pelos lados.

Nas outras posições, o clube repôs as peças que perdeu. Fábio Ferreira e Antônio Carlos (foto) chegam pra zaga e devem compor, com o tempo, a dupla titular. São bons jogadores e experientes, vão dar conta de substituir Juninho e Émerson. Também chegou Édson, do Figueirense, que é uma aposta. No Sul elogiam bastante o jogador, mas prefiro ver atuando em gramados cariocas para tirar uma conclusão. No meio-campo a aposta é em Somália, que fez ótima Série B pelo América-RN. É um jogador que marca e sabe sair bem para o jogo. Inclusive marca os golzinhos dele de vez em quando. O outro reforço para o setor é Renato Cajá, grande destaque da Ponte Preta no Paulista de 2008, quando o time de Campinas foi vice-campeão. Trata-se de um meia canhoto e habilidoso, que pode fazer boa dupla com Lucio Flavio no meio. O problema é que, a exemplo do que ocorre no ataque, os dois têm características parecidas. São meias de toque de bola, que cadenciam o jogo e, para completar, batem bem faltas e escanteios. Quero ver como Estevam fará para que os dois consigam render bem. Quem pode se dar bem nessa história é Diguinho, meia que se destacou no América, na Série B do Carioca. É mais uma aposta num garoto de 21 anos, revelado pelo Flamengo, mas que não foi aproveitado na Gávea. O lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, ex-Internacional, completa a lista de reforços e acaba com um problema crônico do Botafogo na posição. Bom nome.

- Perdas: Vários jogadores titulares saíram, mas desses, somente o capitão Juninho (foto/mais pela liderança e pelos potentes chutes de fora da área), o lateral/zagueiro Diego e o meia Renato farão alguma falta. Mesmo assim nada que preocupe. Outros nomes badalados que não continuam são os atacantes Reinaldo, André Lima e Victor Simões. Talvez somente o segundo faça alguma falta para a torcida, pois era um jogador identificado com o clube.

- O Time: Estevam Soares já avisou que gosta de jogar num 4-4-2, estilo europeu, no qual os laterais atacam somente quando estão devidamente cobertos. Dessa forma, o time titular deve ser: Jéfferson, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira (Wellington) e Marcelo Cordeiro; Leandro Guerreiro, Somália, Lucio Flavio e Renato Cajá; Herrera e Loco Abreu.

Pus Fábio Ferreira brigando por posição com Wellington (foto), pois o garoto se destacou no time do Botafogo no final do Brasileirão e a diretoria e o treinador trataram como prioridade sua renovação junto ao Cruzeiro. Também acredito que, se outro atacante mais veloz for contratado, este deve "roubar" a posição de Herrera (já que o Abreu já é o queridinho da torcida). Vamos ver se vai vir mesmo.

- Opinião: o Botafogo formou uma equipe na média dos anos anteriores. No Estadual acho que dá pra tentar alguma coisa, mas no Brasileiro e na Copa do Brasil não acredito muito. Reforços precisarão chegar se o clube quiser voltar a brigar na parte de cima da tabela. Está na hora também da torcida comparecer e empurrar os jogadores às vitórias, pois ultimamente a participação alvinegra nas arquibancadas tem sido ridícula.

Nenhum comentário: