segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Análise do Blog: 36ª rodada do Brasileirão


Olá blogueiros e internautas da grande rede! Sinto informar, mas não exibiremos a nossa tradicional mesa redonda. O estúdio da PUC está ocupado com a realização de trabalhos para o fim do período. Esperamos retornar na semana que vem com as análises da 37ª rodada.

Mesmo assim, eu vou postar aqui as minhas impressões dessa 36ª rodada do Brasileirão. Começando com a briga pelo título. Que sorte foi essa que o São Paulo teve em? O tricolor paulista foi até o Engenhão encarar um Botafogo desesperado para fugir do rebaixamento. Se não bastasse a motivação do adversário, o Sampa ainda não contava com cinco jogadores (André Dias, Hugo, Dagoberto, Borges e Jean).

E toda preocupação se concretizou. O líder perdeu por 3 a 2 em tarde inspiradíssima do atacante botafoguense Jobson. O garoto marcou dois belos gols (o primeiro e o terceiro), deu passe para o gol de Renato e ainda foi expulso. Para o fogão tudo ótimo. Agora é pensar no Atlético-PR, adversário da próxima rodada na Arena da Baixada. Para o São Paulo, fica a preocupação de não ter conseguido manter a vantagem (1x2) obtida ainda no início do segundo tempo, e por mais uma expulsão (Richarlyson). Menos mal, porque o Flamengo deu uma escorregada no Maracanã. Agora o Tricolor tem um ponto a mais que o Rubro-Negro carioca, faltando duas rodadas.

No Maracanã, o Flamengo deu mole! Com uma festa impressionante preparada por mais de 80 mil torcedores, o time sentiu a responsabilidade e jogou com o peso da ansiedade. Os cariocas entraram em campo sabendo da derrota do São Paulo e jogaram com o nervosismo de abrir o placar de qualquer forma. Na primeira etapa o Goiás se aproveitou disso e foi até superior. Na segunda etapa o Flamengo apertou os goianos no campo defensivo e só não abriu o placar por causa da disposição da zaga do Goiás. Que vontade demonstrou a equipe do técnico Hélio dos Anjos. Além do bom desempenho da defesa goiana, Adriano não esteve nos seus melhores dias e isso pesa muito.

Pelo lado Rubro –Negro, o destaque foi o volante Willians e o lateral-direito Léo Moura. Agora os cariocas vão torcer pelo algoz deste domingo. Na próxima rodada o Goiás recebe o São Paulo no Serra Dourada. Uma derrota ou empate dos paulistas e uma vitória Rubro-Negra, em Campinas, em cima do Corinthians, colocam o Fla na liderança faltando uma rodada para o fim. E a guerra de nervos já começou. O técnico Andrade já pediu o mesmo empenho do Goiás no próximo jogo contra o São Paulo. “Se o Goiás jogar do jeito que jogou aqui, com certeza vai tirar pontos do São Paulo”. Declarou o treinador Rubro-Negro depois da partida. Segue a batalha entre Freddy e Jason.

Antes de falar de mais uma vitória do Fluminense, só um destaque para o Internacional. Os gaúchos venceram por 1 a 0, o Atlético-MG em pleno Mineirão. Com a vitória o colorado assumiu a terceira posição e está há três pontos do líder São Paulo e há dois do Flamengo. Olho no Inter, nas próximas duas rodadas eles encaram o Sport (rebaixado), na Ilha do Retiro e o Santo André no Beira-Rio. Detalhe o casamento entre a torcida do galo e o time parece encerrado. Após a derrota de onte a equipe saiu de campo ouvindo os gritos de "timinho". O Atlético está com pinta de ficar de fora até da Libertadores.

E falando em zona do rebaixamento, o Fluminense venceu mais uma, a quinta seguida neste Brasileirão, e dessa vez a vitima foi o rebaixado Sport. Os cariocas passaram por cima dos pernambucanos por 3 a 0. Mais uma vez o atacante Fred deixou sua marca (onze gols em doze jogos). Agora o Fluzão só depende das suas próprias forças para escapar do rebaixamento. Na próxima rodada, o Fluminense recebe o Vitória no Maracanã. A minha desconfiança de outrora na salvação do Fluminense, agora caiu por terra. Tenho que admitir, o Fluzão não cai! Vai acabar sobrando para os paranaenses. Quarta-feira, o time enfrenta a LDU, em Quito, pela primeira partida da final da Copa Sul-Americana.

Craque da 36ª rodada:
Jobson (atacante do Botafogo)
Gol mais bonito:
Neymar (Santos 4x0 Coritiba)


Nenhum comentário: