domingo, 27 de setembro de 2009

O preço da vitória para quem quer ser campeão

É comum no futebol moderno, quando duas equipes entram em acordo sobre o empréstimo de um determinado jogador, estabelecer cláusulas no contrato para que ambas (especialmente a que cede o atleta) não tenha um prejuízo técnico no momento em que essas equipes se enfrentarem. Assim, geralmente o jogador em questão fica proibido de atuar contra seu time de origem ou então, para que isto que aconteça, uma multa generosa é estipulada. O clube contratante, na maioria das vezes, para não pagá-la, não escala o atleta.


Bom, depois dessa explicação toda, vamos aos fatos. Isto que escrevi no primeiro parágrafo aconteceu na partida entre Palmeiras e Atlético-PR ontem. O zagueiro Danilo, titular da zaga alviverde, pertence ao Furacão e está emprestado a equipe paulista até o fim do ano. No contrato, ficou acordada uma multa de R$100 mil caso Muricy Ramalho quisesse escalá-lo. Pois bem, o treinador poderia pensar que Danilo era apenas um zagueiro e como tal não seria tão fundamental para conseguir a vitória. Afinal o Atlético tinha o segundo pior ataque do campeonato e R$100 mil reais por um jogo é muita grana.

Mas não. Como técnico experiente e vencedor que é, conhecedor profundo do que deve ser feito para conquistar o Brasileirão, Muricy fez questão de contar com seu titular em campo e não comprometer seu sistema defensivo. E mais uma vez deu o tiro certeiro. Danilo não só jogou bem impedindo os ataques rubro-negros (tirou em cima da linha um gol que parecia certo) como foi lá na frente e marcou o gol da vitória por 2 a 1.

É por essas e por outras que o Palmeiras se isolou ainda mais na liderança do Brasileiro com 50 pontos, seis a mais do que o vice-líder São Paulo e sete a frente do terceiro colocado, Internacional, ambos com um jogo a menos. Porém, essas duas equipes têm compromissos complicados esta tarde. O Tricolor faz o clássico contra o Corinthians, de quem ainda não venceu este ano, e o Colorado recebe no Beira-Rio um embalado Flamengo. Não são jogos fáceis e o time de Muricy pode terminar o final de semana ainda mais perto do pentacampeonato. São 12 rodadas na liderança.

Já o Furacão até merecia sorte melhor. Jogou bem, teve várias chances de empatar, mas esbarrou em grande atuação de Marcos e, como escrevi, nos pés de Danilo, que tirou gol certo na linha do gol. Com isso, o Atlético-PR segue na parte de baixo da tabela, com 31 pontos, ainda ameaçado pelo rebaixamento.

- Além do Palmeiras, quem se deu bem ontem foi o Cruzeiro, que venceu o Barueri por 1 a 0, fora de casa. Por ironia do destino, o time mineiro, que tanto reclamou no meio de semana da arbitragem de Evandro Roman na derrota para o Palmeiras, marcou seu gol (de Gilberto) em impedimento. Portanto fica a prova de que os erros dos juízes se dão por incompetência e não má-fé. Todos os clubes já foram "roubados" e "ajudados" no campeonato. A equipe de Adilson Batista (terceira melhor visitante do campeonato com 5 vitórias, 3 empates e 5 derrotas ou 46%) voltou a brigar por vaga na Libertadores, com 35 pontos. É muito difícil pois o Cruzeiro terá que conseguir uma arrancada sensacional, mas na frieza dos números e na qualidade do seu elenco dá para acreditar.

O Barueri não vive um bom momento. Venceu apenas uma nos últimos seis jogos, mas a boa campanha do primeiro turno faz com que o caçula da Série A não corra riscos de rebaixamento. Vai ficar por ali, no meio da tabela.

Nenhum comentário: