domingo, 30 de agosto de 2009

Vitória do alívio rubro-negro

Finalmente, após 5 jogos sem vencer (três pelo Brasileiro e dois pela Sul-Americana), o Flamengo voltou a ganhar e melhor, jogando bem. Está certo que o Santo André é um dos times mais fracos do campeonato, mas os 3 a 0 de ontem no Maracanã serviram para amenizar um início de crise que surgia na Gávea e para duas coisas importantes em termos de tabela: com 30 pontos, em 10º lugar - pelo menos até este domingo -, o time se distancia da zona de rebaixamento e volta a sonhar com uma vaguinha na Libertadores, apesar de não acreditar muito.

O Flamengo jogou bem e não deu chances ao Santo André. Antes da partida os desfalques(sempre eles!) de Adriano e Emerson no ataque proporcionaram calafrios na torcida. Mas a dupla Denis Marques-Zé Roberto atuou muito bem e cada um marcou um gol. O camisa 26, aliás, fez sua melhor atuação desde que chegou ao clube, muito veloz, mostrando habilidade e, principalmente, disposição. Se isto se mantiver, ótima notícia para Andrade, que, sem o Sheik, tem poucas opções de frente. O outro gol foi de Léo Moura, de penalti, que retornou após 5 jogos fora.

O grande nome, porém, foi Petkovic. Que jogo fez o sérvio! Atuou durante os 90 minutos e no último gol, já no finalzinho do confronto, fez grande jogada arrancando do meio-campo. Vai mostrando que sua contratação foi muito acertada e que hoje ele é peça fundamental na equipe. Aos 36 anos, o "vovô" Pet mostra que qualidade técnica e inteligência dentro de campo não se perdem com a idade. Pelo contrário. Apesar do alívio, prefiro esperar uma partida contra um adversário mais qualificado para definir o real objetivo do Flamengo no campeonato. Esse jogo contra o Furacão, domingo que vem, pode ser um bom parâmetro. Lá o time carioca costuma perder - e de muito - e o Atlético-PR está apenas 3 pontos atrás na classificação.

- O Furacão, aliás, levou uma pancada do Náutico nos Aflitos. O Timbu precisou apenas do primeiro tempo para fazer 3 a 0 e liquidar a fatura. Chegou aos 24 pontos, mas não saiu da zona de rebaixamento (17º lugar) porque perde para o Santo André no saldo de gols (-9 a -12). Mesmo assim o time pernambucano parece recuperado, especialmente dentro de seus domínios. Foi a quarta vitória seguida em casa, o que dá esperança ao torcedor alvirrubro de escapar do descenso. Carlinhos Bala (golaço!), Michel e Derley marcaram. A má notícia é que Gilmar, artilheiro da equipe no Brasileirão com 10 gols, revelou que fez sua despedida do clube, pois deve se transferir para o futebol francês. Uma grande perda. Já o Atlético-PR voltou a ser derrotado e continua flertando mais com a parte de baixo do que com a de cima da tabela. Na 14ª posição, com 27 pontos, o time de Antônio Lopes vai precisar vencer o Flamengo, em casa, para abrir vantagem sobre os oponentes abaixo na classificação.

- E acabou a sequência do Avaí! Depois de 11 jogos a equipe catarinense perdeu, 2 a0 para o Coritiba, no Couto Pereira, e deixou escapar a oportunidade de terminar o sábado na terceira colocação. E mais, dependendo dos resultados deste domingo, pode terminar a rodada na sétima posição. Mas não há motivo para tristeza. Uma hora a derrota iria acontecer. Cabe ao técnico Silas não deixar seus jogadores se desmotivarem, pois a campanha até agora é excelente. O Coxa Branca, por sua vez, vai melhorando. Sob o comando de Ney Franco, foi a terceira vitória em quatro jogos. Ney é bom e o Coritiba tem time para assegurar uma vaguinha na Sul-Americana. Marcelinho Paraíba é ótimo e com o gol que fez ontem, chegou aos 11, artilheiro do Brasileiro ao lado de Val Baiano. A diretoria do time paranaense precisa se esforçar para não perder seu grande craque, o que, segundo o próprio jogador, não deve acontecer.

- São Paulo e Palmeiras hoje, tem tudo para ser um jogaço. Mas por favor, imprensa, pare com essa história de Jason! Tudo hoje em dia é Jason. Haja falta de criatividade!

Nenhum comentário: