segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Rapidinhas de Domingo - Grêmio, o time dos extremos

O Grêmio segue sua rotina irregular no Campeonato Brasileiro, sempre intercalando vitórias com derrotas. Este final de semana foi de vitória - 4 a 1 sobre o Atlético-MG -, aliás, como tem sido os finais de semana em que o Tricolor Gaúcho atua no Olímpico. É impressionante a campanha de extremos gremista. O time tem disparado o melhor aproveitamento em casa (9 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota, o que dá 88% dos pontos disputados), mas também é o pior visitante, ao lado do vice-lanterna Sport, dentre os 20 clubes da Série A (nenhuma vitória, 2 empates e 8 derrotas, o que dá 6,6% de aproveitamento). Como o Grêmio está na 9ª posição, com 31 pontos, a apenas 3 do G-4, fica fácil perceber que se a equipe de Paulo Autuori fosse somente um pouquinho mais eficiente longe de seus domínios, estaria brigando ( e bem) pelo título brasileiro. Óbvio que ainda dá tempo e o Tricolor tem elenco para isso. Mas esse desempenho fora de casa precisa ser, urgentemente, melhorado. Vai depender da torcida assim lá em Porto Alegre!

O Galo, como nós do Passando a Bola já tínhamos previsto, está caindo pelas tabelas. Foi o quarto jogo sem vencer e o time, que liderou por boa parte do primeiro turno, caiu para a sexta colocação. Decepcionante pelo ótimo começo de campeonato do Atlético, mas se formos analisar friamente, essa equipe não tem força para brigar pelas primeiras posições. O pior é que Celso Roth que leva a fama de que seus trabalhos têm prazo de validade. Também, com os elencos que ele pega, fica difícil seguir na ponta até o final. Ano passado ele bem que conseguiu, com o próprio Grêmio, mas esse ano...

- Já o rival do Galo ensaia uma arrancada. O Cruzeiro venceu a segunda consecutiva (4 a 2 sobre o Náutico) e chegou a 12ª colocação, com 27 pontos. Como tem um jogo a menos - nesta quinta, diante do Botafogo, no Rio - pode alcançar os 30 pontos, caso vença, e aí entra de vez na briga pela Libertadores. Elenco Adílson Batista tem. E como parece que conseguiu reestabelecer o foco dos jogadores, eu acho que dá para chegar sim. Guerrón teve boa estreia, inclusive com assistência, mas os grandes nomes do jogo foram Wellington Paulista, autor de 3 gols, e Fabrício, que marcou um golaço, com uma bomba de fora da área. Olho nos mineiros! O Náutico perdeu a chance de terminar a rodada fora da zona de rebaixamento, mas a derrota no Mineirão é um resultado normal, tamanha a diferença entre as equipes. O Timbu, como venho falando há bastante tempo, vai brigar somente para permanecer na Série A. E se acontecer, será lucro.

- Quem vai ficar muito no lucro se conseguir permanecer na Primeira Divisão é o Fluminense. O Tricolor, mais uma vez, não venceu. Empatou em 0 a 0, no Maracanã, contra o Barueri e teve sorte de não ter sido derrotado novamente. O próprio Renato Gaúcho afirmou depois do jogo que devia dar graças a Deus por ter conquistado um ponto, tamanha a superioridade do time paulista no jogo. O técnico, aliás, está no comando da equipe há 9 jogos e venceu apenas uma vez e, segundo boatos, sua demissão já é cogitada nas Laranjeiras. O Flu agora é o lanterna do Brasileirão, com 16 pontos, pontuação menor do que o Ipatinga (17 pontos), lanterna de 2008 após a 21ª rodada; tem o menor número de vitórias da competição (3), o pior ataque (21 gols), o pior desempenho como mandante, ao lado do Santo André, (39%) e o segundo pior como visitante (10%). Para completar, o aproveitamento é o pior da história do clube em Campeonatos Brasileiros (25%). Nem nos anos em que foi rebaixado a campanha foi tão ruim. Em 1996, ano da virada de mesa, o Flu teve 31,88% e em 1997, quando caiu para a Série B, 29,33%. E quem sofre é a torcida tricolor.

- Corinthians e Botafogo fizeram um bom jogo no Pacaembu, com o Timão sempre na frente no placar e o Alvinegro carioca indo buscar o empate. O resultado de 3 a 3 foi justo para um dos jogos mais legais do campeonato. Mas o grande nome (negativo) da partida foi o árbitro Arilson Bispo da Anunciação. Como errou!!! Merece uma geladeira daquelas de cozinha de navio da Comissão de Arbitragem. Só para citar os erros capitais, validou gol de mão claro de André Lima e inventou penalti totalmente inexistente em cima de Jorge Henrique. Uma vergonha e uma pena. O Corinthians perdeu a chance de entrar no G-4 e o Botafogo a oportunidade de deixar a zona da degola.

- O São Paulo finalmente perdeu, para alívio dos adversários. O tricampeão foi derrotado pelo Atlético-PR, na Arena da Baixada, por 1 a 0, gol de Paulo Baier, e teve sua sequência de 7 vitórias e 9 partidas de invencibilidade quebrada. O Tricolor, porém, ainda está na 3ª posição, com 36 pontos e domingo faz um clássico diante do líder Palmeiras, que tem tudo para ser um dos melhores jogos - senão o melhor - do Brasileirão. Já o Furacão venceu a quinta partida nas últimas seis rodadas e abriu seis pontos para a zona de rebaixamento. Belo trabalho de Antônio Lopes!

Nenhum comentário: