quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Passou o menos pior

Quarta-feira, 22 horas, dia chuvoso no Rio de Janeiro, transmissão em TV aberta e fechada, times mal no Campeonato Brasileiro. Os motivos para não comparecer ao Maracanã ontem eram muitos. Talvez por isso apenas pouco mais de 10 mil pessoas se aventuraram no Maior do Mundo para ver um Fla-Flu que valia classificação para as oitavas-de-final da Sul-Americana, a segunda maior competição do continente, mas que ainda não empolga ninguém, especialmente neste início. E o jogo foi realmente muito chato. De dar sono.

As duas equipes correram, se esforçaram bastante, mas o quesito qualidade técnica foi praticamente ignorado. E o resultado (1 a 1) foi justo, classificando o Tricolor para a próxima fase por ter marcado um gol na partida de mando rubro-negro - o primeiro jogo tinha sido 0 a 0. O começo da partida foi até animador, mas durou apenas 10 minutos. Depois foi um festival de passes erradas, cruzamentos fracos e poucas oportunidades de gol. Até que nos acréscimos, Ronaldo Angelim chegou atrasado e derrubou Kieza em cima da linha. Os flamenguistas reclamaram (aliás, reclamam até agora) que foi fora da área, mas o árbitro chileno Carlos Chandía marcou penalti corretamente. Roni bateu bem e abriu o placar.

Na segunda etapa o Flu tratou de segurar o resultado desde o início, tocando a bola e tentando explorar os contra-ataques. Às vezes apelou para uma cera chata, interrompendo o jogo em vários momentos com jogadores caídos no gramado. Ao Flamengo restava a virada. Mas o time, apesar do domínio, criou pouco. Conseguiu o empate em uma jogada de técnica e sorte de Dênis Marques, mas as expulsões de David e Fierro atrapalharam os planos da equipe de Andrade e o placar ficou mesmo no 1 a 1.

Para o Tricolor fica o gostinho especial de eliminar o maior rival, o que pode servir até de estímulo para o clube melhorar sua situação no Brasileiro que não é nada boa, para não dizer algo pior. Na próxima fase o Flu encara o vencedor do confronto entre o peruano Alianza Atletico e Deportivo Anzoatégui, da Venezuela. Agora as atenções têm que ser voltadas para o Santos, adversário difícil de domingo na Vila Belmiro. Mais uma derrota e o destino tricolor para o ano que vem estará praticamente traçado.

Já o Flamengo continua na draga. Apesar de não achar que Andrade tenha culpa, sabemos que no futebol, especialmente o brasileiro, isso não conta muito. Se os resultados não melhorarem logo, não duvido que o ídolo rubro-negro corra sérios riscos de, no mínimo, voltar a ser auxiliar. O que, para mim, seria burrice, pois é notório que os desfalques são muitos e enfraqueceram bastante o elenco. Sábado tem jogo importante com o Santo André, no Maraca, e a vitória é fundamental. Senão a próxima semana será explosiva na Gávea.

Nenhum comentário: