terça-feira, 25 de agosto de 2009

Até quando?

1989. Neste ano, 96 pessoas morreram esmagadas contra as grades do estádio Hillsborough, na semifinal da Copa da Inglaterra entre Liverpool e Nottingham Forest depois que os portões foram abertos e centenas de torcedores tentaram entrar desesperadamente. Cinco anos antes, a Inglaterra havia sido suspensa das competições europeias por causa da tragédia na final da Liga dos Campeões entre Liverpool e Juventus no estádio Heysel, na Bélgica, quando 39 pessoas morreram vítimas de uma confusão começada pelos ingleses.

Citei apenas esses dois casos por serem os mais emblemáticos, mas a Inglaterra conviveu por anos com o hooliganismo, que matou centenas e feriu milhares. Depois destas "gotas d'água", o país reformou todos os seus estádio, suas leis e a cena passou a ser menos comum depois de alguns anos.

Mas nesta terça-feira, a Inglaterra voltou a ver duas torcidas se enfrentando e trasformando o estádio Upton Park em um verdadeiro campo de batalha. West Ham e Millwall são inimigos mortais há muito tempo. A distância entre eles, o primeiro está na primera divisão e o segundo na terceira, evita os confrontos, mas quando o sorteio da Copa da Liga coloca os dois rivais frente à frente, todos já esperam por um tumulto.

Mas quando todos achavam que o hooliganismo, por mais que ainda exista, havia diminuido o suficiente para não vermos mais as cenas de barbárie que inocentes torcedores (sim, esses são torcedores) tiveram que presenciar em Londres, ninguém poderia imaginar que ainda houvesse espaço para invasão de campo em massa e centenas de hooligans sendo retirados por mais de 220 policiais do gramado, muitos deles a cavalo. A batalha se estendeu para fora do estádio e durou mais de quatro horas entre confrontos com a polícias e entre as gangues rivais. Um homem foi esfaqueado e muitos outros ficaram feridos.

Não pretendo achar uma explicação para as loucuras do ser humano ou parecer espantado como o homem ainda consegue produzir esse tipo de cenário. Infelizmente estamos longe de transformar esses fanáticos em seres normais. Mas não posso deixar passar a oportunidade de expressar minha profunda tristeza com eventos deste tipo. O filme Hooligan mostra um pouco do que representa essa rivalidade entre os dois times, e prova que transcende as fronteiras do campo de futebol, mas mesmo assim ainda não consigo entender como as próprias autoridades inglesas não esperavam mais esse tipo de atitude.

Ah, sim, o West Ham venceu o Millwall de virada, na prorrogação, e se classificou para a terceira fase da Copa da Liga inglesa. Mas que se dane o resultado. Por mim, bania os dois times do futebol profissional por pelo menos uns dois anos e proíbia torcida nos jogos entre os dois times por mais uns 20 anos. Mas isso não vai acontecer e é uma questão de tempo para a cena se repetir em algum lugar do mundo.

Um comentário:

Júnior Maurell disse...

Completamente bizarro. E o pior que foi exatamente igual ao filme. As duas equipes não se enfrentavam fazia muito tempo. Um jogo pela Liga(única competição onde pode haver o confronto) já que os dois times estam separados entre a primeira e terceira divisão. Impressionante. E respondendo a sua pergunta victor. Se na inglaterra onde o crime em estádios é punido com prisão e afastamento indeterminado dos campos, não resolve por completo esse problema. Não sei onde vai parar. Acho que no momento que homem não for mais primitivo. Então acho que vai demorar !!!