domingo, 12 de julho de 2009

Vitória não esconde deficiências alvinegras

Quem acompanha futebol, com certeza, já deve ter ouvido a máxima "justiça no futebol é bola na rede". Pois bem, a vitória do Botafogo por 2 a 1 diante do Avaí, na Ressacada, pode ser resumida desta forma. Os catarinenses foram melhores na maior parte do tempo, tiveram mais posse de bola, criaram mais chances, mas não tiveram competência para marcar mais do que uma vez. Já o Alvinegro não fez uma boa partida, pouco criou, mas foi mais feliz nas conclusões e ganhou sua primeira partida fora de casa com a única jogada que vem dando certo na equipe neste Brasileirão: a bola parada. Juninho (como chuta este cara!) voltou a fazer gol e Renato, após cobrança de falta de Lucio Flavio, fez o segundo. Marquinhos descontou pro Avaí. O triunfo do Bota é ainda mais importante, pois foi diante de um adversário direto no fundo da tabela e fez com que os comandados de Ney Franco saíssem da zona do rebaixamento, pelo menos até este domingo. A situação do time de Santa Catarina preocupa cada vez mais. Nem em casa a equipe de Silas consegue vencer mais e o técnico pode sair a qualquer momento.


A partida começou muito equilibrada, com as duas equipes buscando o ataque. Aos poucos, o Avaí foi tomando conta do jogo e o Botafogo recuou. Porém, aos 13 minutos, Juninho bateu falta da entrada da área, a bola passou por dentro da barreira e entrou, 1 a 0. Repito, parece ser a única jogada que dá certo no time carioca, o que é perigoso, pois um dia a bola pode não entrar. Com a estreia de André Lima (muito apagada, por sinal), Victor Simões mudou de função e passou a jogar mais aberto, buscando jogo. E o atacante até que foi bem, sendo, mais uma vez, o melhor do time. Porém, após o gol a partida ficou monótona. O Botafogo recuou e o Avaí não conseguia criar, errava muitos passes e irritava sua torcida. O time avaiano é claramente muito limitado. Até teve uma chance com Muriqui, mas o atacante desperdiçou. Só no final do primeiro tempo que o jogo voltou a ficar interessante, com o segundo gol alvinegro, marcado por Renato.

Na segunda etapa, o Avaí voltou com outra postura, buscando o ataque a todo momento, explorando a velocidade de seus homens de frente, principalmente Muriqui e Roberto. O Botafogo recuou e tentou aproveitar os contra-ataques, mas a zaga alvinegra ficou mais insegura com a saída de Juninho, gripado, ainda no intervalo. O jovem Alex Lopes o substituiu e não teve boa atuação. A pressão avaiana deu resultado logo aos 10 minutos, com o gol de Marquinhos após bela jogada de Roberto pela direita. Ney Franco percebeu a melhora do adversário e tirou Renato para a entrada do volante Fahel. Silas fez o contrário. Botou mais um atacante (Cristian) e tirou Ricardinho. A pressão dos donos da casa aumentou e oportunidades foram sendo criadas sucessivamente. A incompetência para marcar, porém, foi evidente e a bola não entrava. Para aliviar a equipe do sufoco, Ney botou Reinaldo em campo no lugar de Alex Lopes, mudando o esquema para o 4-3-1-2, com Victor Simões mais recuado. Não deu certo e o Avaí continuou em cima. Só não empatou por sua própria ineficiência. E o jogo ficou nisso.

Apesar da vitória, o Botafogo precisa melhorar bastante. E a torcida pode esperar isso, já que a diretoria trouxe dois bons jogadores e ainda espera pela total recuperação de Reinaldo e pela estreia de Michael. Já o Avaí, na minha opinião, é o principal candidato ao descenso. Pode dar a volta por cima, mas terá que mudar muita coisa. Não sei se a saída de Silas é uma boa. Falta mesmo é material humano, mas como a diretoria já adiantou que dificilmente reforços virão, as perspectivas para o time catarinense são tenebrosas.

Rapidinhas de sábado:
- O Palmeiras venceu mais uma. Jogando bem, o Alviverde fez 4 a 1 no Náutico e chegou à vice-liderança do campeonato, com 19 pontos. A torcida gritou o nome do interino Jorginho, que está há 3 jogos no comando do time, com 2 vitórias e 1 empate. E o melhor é que a equipe está jogando bem. Será que ele será efetivado? Para mim, merece, até porque, depois que Muricy não aceitou a proposta, não restam mais opções no mercado. E os jogadores não cansam de elogiá-lo.
- O Náutico, por sua vez, está em queda livre. Perdeu os últimos 6 jogos e é o penúltimo, com 8 pontos em 10 jogos. O técnico Márcio Bittencourt assumiu a equipe há 5 partidas e perdeu todas. Deve ser demitido durante esta semana. Mas a culpa não é só dele. Desde que Waldemar Lemos deixou o clube, o Timbu saiu dos trilhos. Tem que acordar!
- Já o Barueri continua surpreendendo. Para quem acreditava que a saída de Pedrão faria o time duminuir o ritmo, se enganou. A equipe não perde há 7 jogos (só tem uma derrota na competição) e está na 4ª colocação, com 17 pontos. Destaque para o atacante Fernandinho, canhoto habilidoso e muito rápido. Belo trabalho do técnico Estevam Soares. Não acredito que a equipe tenha fôlego para se manter entre os primeiros até o final do campeonato, mas uma vaga na Sul-Americana é possível e já seria ótimo para o clube. E como é bonito o estádio! O gramado parece um tapete.

Nenhum comentário: