domingo, 26 de julho de 2009

Esforço não basta, falta qualidade ao Flu

O Fluminense entrou em campo precisando de, no mínimo, empatar com o Cruzeiro para não terminar a rodada na lanterna do Campeonato Brasileiro. Conseguiu, mas o 1 a 1 no Maracanã foi um péssimo resultado, especialmente pelo fato do Tricolor ter atuado quase todo o segundo tempo com um jogador a mais. A equipe de Renato Gaúcho mostrou vontade, teve um pouco mais de organização do que em outras partidas, mas esbarrou na mesma falta de qualidade de seus jogadores. O jogo, aliás, não teve muita qualidade. Basta vermos o número de passes errados, 78 no total. Henrique marcou para o time mineiro e Kieza empatou para o Flu, que chegou aos 11 pontos e continua na 19ª posição, superando o Náutico apenas no saldo de gols (-11 a -15). O Cruzeiro é o 16º, com 14 pontos, mas tem um jogo a menos.

Com muitos desfalques, Renato Gaúcho escalou o Fluminense no 3-6-1, somente com Kieza no ataque. E a opção deu certo nos primeiros 15 minutos, quando Fábio salvou os visitantes em duas oportunidades. O ímpeto carioca, porém, diminuiu aos poucos e o Cruzeiro passou a dominar a partida, mantendo a posse de bola. E a equipe de Adilson Batista abriu o placar após bela jogada pela direita, que Henrique completou. O Tricolor sentiu o gol e teve muita dificuldade para criar jogadas. Também pudera. Um time que depende de Fabinho, Welligton Monteiro, João Paulo, Ruy e Marquinho para armar não pode esperar muita coisa.

Renato percebeu e voltou para o intervalo com Dieguinho no lugar de João Paulo e Maicon na vaga de Fabinho. E a mudança deu resultado logo aos 2 minutos, quando Kieza empatou. O Flu permaneceu em cima, buscando a virada, mas o Cruzeiro sempre assustava nos contra-ataques. Aos 17, Leonardo Silva derrubou Kieza na entrada da área e, como era o último homem, foi expulso. No entanto, quem esperava mais facilidade na tarefa tricolor se enganou. O time mineiro cresceu, melhorou e passou a dominar o jogo, criando as melhores chances, especialmente pelo lado direito. Só não fez o gol por pura falta de tranquilidade de seus jogadores. Thiago Ribeiro perdeu duas grandes oportunidades e Jonathan acertou o travessão. O Flu também poderia ter marcado o gol da vitória, mas também pecou nas finalizações. Talvez por isso as duas equipes sejam os piores ataques do campeonato com 13 gols.

Apesar de estarem em posições parecidas na tabela, acho que a situação do Fluminense é mais preocupante. O time é fraco completo, desfalcado então, nem se fala. Roni foi contratado, mas está longe de ser a solução. E Fred só volta daqui a pelo menos 2 meses. São 9 jogos sem vitória (a última dia 07/06, diante do Botafogo). Na próxima rodada encara o vice-líder e embalado Palmeiras fora de casa, na estreia de Muricy Ramalho. Parada duríssima. O Cruzeiro recebe o Sport.

Nenhum comentário: