sábado, 20 de junho de 2009

Sai Muricy, entra Ricardo Gomes

A terceira eliminação seguida de Muricy Ramalho a frente do São Paulo na Libertadores foi o último ato do treinador no comando do Tricolor. Na noite desta sexta-feira foi oficializada a saída de Muricy, demitido pela diretoria do clube paulista. Apesar do tricampeonato brasileiro, que deu ao São Paulo a soberania nacional, os dirigentes nunca esconderam que o grande objetivo sempre foi a competição sul-americana. E nisso, Muricy falhou.

Ano passado, após a derrota para o Fluminense nas quartas de final da Libertadores, a demissão de Muricy Ramalho já havia sido cogitada. Mas o bom relacionamento dele com o elenco e a confiança de que aquilo tinha sido apenas um acidente de percurso fizeram com que o treinador fosse mantido. Escolha certa, já que no final do ano ele conquistou novamente o Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, depois de três anos e meio, era natural que a relação técnico/clube ficasse desgastada. Como em 2009 o São Paulo ainda não convenceu e decepcionou nas duas competições que disputou, a mudança no comando tornou-se inevitável.

Acho que é uma boa para todos. O clube tenta recomeçar, botar ordem na casa, de olho, mais uma vez, no Brasileirão. E Muricy, mesmo com a eliminação, sai por cima, com muito espaço no mercado. Podem ter certeza de que o celular dele deve estar tocando sem parar desde ontem. Além do mais, sua relação com o elenco já não era a mesma, pelo que se ouviu em sua entrevista à Rádio Jovem Pan, da capital paulista. Muricy falou em falta de humildade e comprometimento de alguns jogadores. Ou seja, era a hora de sair.

Com a demissão, duas questões foram imediatamente levantadas. Para onde vai Muricy e quem, assumirá o São Paulo. O treinador disse que pretende dar uma descansada, mas do jeito que ele é (obssecado pelo trabalho), não duvido que em breve já esteja assumindo uma nova equipe, aqui no Brasil ou até no exterior. A segunda questão foi respondida na manhã deste sábado.

O São Paulo já oficializou a contratação de Ricardo Gomes, que deve assumir já na segunda-feira. O treinador já teve passagens por diversos clubes brasileiros, como Flamengo, Fluminense, Sport e Guarani. Não se destacou. Fracassou no comando da Seleção Brasileira Sub-23, quando não conseguiu classificar a equipe que tinha Diego e Robinho para a Olimpíada de Atenas, em 2004. Nos últimos dois anos treinou o Monaco, da França, pelo qual não foi bem na temporada 2008/2009, terminando na 11ª colocação.

Não é um nome que me agrada, mas o São Paulo não tem muitas opções no mercado. Veremos no que vai dar. No clássico deste domingo diante do Corinthians o auxiliar Milton Cruz comandará a equipe.

Nenhum comentário: