sábado, 20 de junho de 2009

Fim de uma era e início de outra, será?

Chegou ao fim a era Muricy Ramalho (foto) no São Paulo. Depois de três anos e meio e três títulos brasileiros, o comandante foi demitido nesta sexta-feira, um dia após ser eliminado da Libertadores pelo Cruzeiro. As eliminações no Campeonato Paulista e na Libertadores desgastaram o relacionamento do técnico com os dirigentes e com o grupo de jogadores. A solução da diretoria foi rápida: Ricardo Gomes foi anunciado pelo presidente Juvenal Juvêncio na manhã deste sábado, menos de 24 horas depois da demissão de Muricy. Será que a escolha do ex-zagueiro da Seleção foi acertada?

Ricardo Gomes tem uma carreira consolidada na Europa, principalmente na França, onde começou em 96, dirigindo o PSG. Além do time da capital, o brasileiro trabalhou no Bordeaux e no Mônaco, este último até o fim desta temporada. No Brasil, Ricardo Gomes passou pelo Sport, Guarani, Juventude e Coritiba. Depois de realizar bons trabalhos no Juventude e no Coritiba ele foi convidado para comandar o projeto Olímpico da Seleção. Assumiu em 2002 na preparação para o Pré-Olímpico, mas fracassou e não levou a Seleção Brasileira para os jogos Olímpicos de Atenas/2004. Ricardo ficou marcado por não ter controlado os jovens da Seleção (Robinho, Diego e Cia.). Ainda comandou a dupla Fla-Flu, sem muito brilho, é verdade.

Na minha opinião Ricardo Gomes (foto) ainda tem que provar o seu valor em terras brasileiras. Na França ele trabalhou em grandes equipes e fez até um bom trabalho. Seu melhor momento foi na temporada 2005/06, quando foi vice-campeão francês pelo Bordeaux. No Brasil fez bons trabalhos em equipes medianas, mas quando recebeu a oportunidade de trabalhar em uma grande equipe (Fla/Flu) não correspondeu.

O São Paulo pode ser um ótimo lugar para essa confirmação. Com estrutura e uma seriedade acima da média dos clubes brasileiros, o Tricolor Paulista pode ser um ponto de partida. Mas como nem tudo são flores, o técnico recebe um elenco cheio de problemas. Muricy Ramalho, em entrevista após se despedir do clube, afirmou que falta humildade ao elenco, apontou focos de vaidade entre os jogadores e concluiu que esse grupo do São Paulo não deu liga. Pois bem, Ricardo Gomes terá que avaliar muito bem esse plantel, cortar alguns jogadores e contratar outros de sua confiança. Enfim, montar na medida do possível um novo elenco para a disputa da Série A do Brasileirão. Eu vou esperar para ver...

Nenhum comentário: