terça-feira, 12 de maio de 2009

Por que, Conmebol?

Na noite desta segunda-feira, a Conmebol bateu o martelo e confirmou a eliminação das equipes mexicanas (Chivas e San Luis) da Libertadores e a consequente classificação automática de São Paulo e Nacional-URU para as quartas-de-final da competição. Antes de mais nada, os clubes brasileiro e uruguaio não têm culpa alguma na decisão, apesar de serem favorecidos. A questão é: seria essa a melhor decisão que a Conmebol poderia ter tomado? Na minha opinião, não. Vou além. Foi a pior "solução" que poderia ser dada para o caso.

Pra começar, mesmo sabendo da gravidade do problema, acho que os clubes poderiam ir ao México sim, afinal a Federação Mexicana de Futebol já liberou jogos do campeonato nacional. Mas como prevenir é melhor do que remediar, então até aceito a recusa dessa possibilidade. Agora, por que os times mexicanos não podem atuar em outro país? A Colômbia rejeitou receber os jogos, mas isso ocorreu porque a Conmebol marcou as partidas no país sem antes avisar às autoridades do mesmo. Assim, é claro que o pedido não seria aceito. Duvido que uma boa conversa não seria suficiente para que encontrassem uma solução nesse sentido.

Outra coisa. Como os times mexicanos estão fora, então por que não promover a entrada de outras equipes que haviam sido desclassificadas na primeira fase para ocuparem as vagas deixadas por Chivas e San Luis? Por que São Paulo e Nacional têm de avançar de fase sem jogar, ficando assim em clara vantagem em relação aos outros participantes? Essa, aliás, seria uma alternativa muito simples, já que temos uma série oitavas-de-final (Boca x Defensor) que não teve sequer seu jogo de ida disputado. Nesse caso, a Conmebol teria até duas soluções possíveis para escolher. Poderia incluir as equipes que ficaram na 17ª e na 18ª colocações ao final da fase de grupos (seriam Boyacá Chicó-COL e Deportivo Táchira-VEN, respectivamente) ou dar as vagas para os terceiros colocados dos grupos de Chivas e San Luis (ai, Everton-CHI e Universitario-PER seriam os contemplados).

Enfim, soluções melhores do que a encontrada pela Conmebol existem. Resta saber se existe inteligência (ou seria vontade?) dos dirigentes sul-americanos para saber contornar o problema de uma forma mais esportiva.

2 comentários:

Júnior Maurell disse...

A Conmebol só fez isso pq os times não filiados a confederação... Eles são da Concacaf. Todos sabem que se uma equipe mexicana for campeã da Libertadores, não pode jogar o Mundial da FIFA. Foi puco caso, já que as equipes não podem por exemplo parar a competição. Se fosse uma equipe brasileira ou argentina, o caso seria muito diferente.

Raphael Martins disse...

Os mexicanos devem voltar para a Concacaf, que é o lugar deles. Que se vayan!!!!