domingo, 26 de abril de 2009

Ronaldo é o cara!

Quando Ronaldo disse que retornaria ao futebol depois da lesão que sofreu no joelho em fevereiro do ano passado (a terceira de sua carreira), muitos duvidaram de que ele seria capaz. Não era possível. Três cirurgias nos joelhos, uma forma física visivelmente fora do ideal, muitas polêmicas na vida pessoal... Dessa vez ele não conseguiria dar a volta por cima. De novo não, pensaram. Pois bem, Ronaldo se encheu de força e colocou na cabeça de que iria voltar. Ficou treinando alguns meses no Flamengo e no final do ano passado, ainda bastante roliço, assinou com o Corinthians. Muitos debocharam, afirmando que ele estava acabado, gordo, que sua contratação era pura jogada de marketing, que em pouco tempo se tornaria um marketing negativo, pois o atacante não conseguiria jogar só com o nome. Ele não se importou. Pelo contrário. Como já tinha feito em outras ocasiões na vida, usou as críticas e comentários maldosos sobre a sua pessoa como combustíveis para continuar lutando, para se motivar ainda mais a voltar a fazer a única coisa que ele sabe (e muito bem): jogar futebol. Mais uma vez Ronaldo calou os críticos. Seu estilo de jogo não é o mesmo da época em que começou. Compreensível. Ele já não é mais garoto, não tem mais 18, 19, 20 anos. Tem 32. Mas continua jogando uma bola redondinha. Ainda não está na forma ideal, mas mesmo assim é melhor do que TODOS os atacantes do futebol brasileiro.

Seu desempenho no Corinthians surpreende até a mim, que sempre acreditei que ele voltaria a jogar bem, a marcar gols, a ser decisivo. Mas para mim, isso aconteceria mais pra frente, talvez no Brasileiro. Não, ele driblou até as melhores expectativas. Ronaldo atuou em 10 jogos com a camisa do Timão. Foi titular em 8. Marcou 8 gols, todos no estadual, o que dá uma média de 0,8 gols por jogo, excelente para qualquer atacante. Desde sua estréia, dia 4 de março contra o Itumbiara, o Corinthians atuou 13 vezes. O que dá a Ronaldo 77% de presença nos jogos da equipe. Mais uma prova de sua total recuperação. Diante do São Paulo atingiu 36km/h na arrancada que culminou com um gol. Queriam mais, queriam mais provas de sua capacidade.

Diante do Santos, neste domingo, teve três oportunidades e fez dois gols belíssimos. No primeiro um domínio de bola com muita categoria, ajeitando para o pé esquerdo e batendo na saída de Fábio Costa. No segundo, uma pintura digna dos grandes artistas mundiais, com o mesmo pé esquerdo, encobrindo o mesmo Fábio Costa. Ronaldo é artista, um artista da bola. E como tal deve ser respeitado. Sob a pena de pagarem caro por isso.

Ronaldo no Corinthians:
X Itumbiara – reserva - vitória
X Palmeiras (um gol) – reserva - empate
X São Caetano (um gol) - vitória
X Santos - vitória
X Ponte Preta (2 gols) - empate
X Guarani - empate
X Ituano (um gol) - vitória
X São Paulo - vitória
X São Paulo (um gol) - vitória
X Santos (2 gols) - vitória

Um comentário:

Júnior Maurell disse...

Amigo Vasconcellos, esse tal de fenômeno é bom demais..... fico muito tranquilo em falar isso. Vc sabe das nossas conversas de bar e quiosque que sempre acreditei na recuperação dele.... o cara sabe tudo e mais um pouco. Espero que ele continue assim para disputar um brasileirão , que pode ser um dos melhores da era dos pontos corridos. Com o FENÔMENO no Timão, Fred no Flu, Nilmar no Inter, Neymar no Santos, Keirrison no Verdão, quem sabe Adriano no Flamengo e outros craques vai ser demais.