terça-feira, 21 de abril de 2009

Por quê Scolari errou?

Não tenho dúvidas que o Felipão é um dos melhores técnicos que já vi. Foi sob seu comando que acompanhei uma das melhores seleções brasileiras, considerando, logicamente, que assisto futebol desde o início da década de 90. Na seleção portuguesa, minha segunda nação, pude acompanhar um crescimento sem precedentes. Nunca um técnico havia feito tanto pela na esquadra lusa o que Scolari fez. Sem contar com a motivação dos portugueses, que passaram a acreditar que aquele time era possível. Isso sem citar os trabalhos feitos nos clubes, desde que saiu do Caxias. Todos muito bons.

Mas depois de tudo isso, quando parecia que Felipão poderia dar jeito em qualquer equipe do mundo, eis que surge o Big Phil, provavelmente o lado negro da força de Scolari. O brasileiro aceitou o desafio de treinar um dos mais ricos times do mundo, o Chelsea, e se deu muito mal.

Quanto aos resultados, concordo que não foram tão ruins assim, mas não venceu nenhum clássico e isso inglês não perdoa. Mas além disso, outra coisa chamou a atenção: a falta de relacionamento com o elenco dos Blues. Como o próprio Lampard disse, além dele, mais uns três ou quatro gostavam do Big Phil. Então aonde foi parar aquela história de familia Scolari, criado na Copa de 2002?


Os resultados recentes do Chelsea, semifinalista da Liga dos Campeões e finalista da copa da inglaterra, em ambos os casos eliminando grandes clubes ingleses como o Liverpool, mostram que era possível fazer daquela equipe um time vencedor. Além disso, o time mostra uma nova cara, mais empolgado, jogando mais bonito, um time difícil de ser batido. Méritos, então, para o senhor Guus Hiddink.

Ficou claro que Felipão não é tão bom em relacionamentos internos quanto se falava. A falta de comunicação, devido à falta de um inglês decente, também atrapalharam. Até mesmo o preconceito com técnicos brazucas pode ter atrapalhado. Mas o que o russo tem feito com esse time, deixa uma enorme pulga atrás da orelha de Felipão. Se o Chelsea não tivesse engrenado e fosse eliminado de tudo depois da saída do brasileiro, Felipão sairia como vítima dessa história toda. Mas, com esse novo Chelsea ganhando tudo, a pergunta que deve ecoar na cabeça dele, mesmo com os bolsos pra lá de cheios, é: ONDE FOI QUE EU ERREI?




Um comentário:

Júnior Maurell disse...

Caro Victor, grande questionamento esse que vc levantou sobre o Felipão. Acredito que o centro da crise do Big Phil foi a comunicação. Aqui no Brasil (no Grêmio e no Palmeiras) e na Seleção brasileira, os trabalhos dele foram marcados pela formação do grupo e pelo convencimento dos atletas nas palavras do Mr. Em Portugal aconteceu coisa semelhante. Luis Felipe ganhou na lábia os patrícios e construiu um castelo nas mentes dos portugueses, onde existia apenas uma casinha de sapê. A confiança emanou da federação comandada por Madail para o resto da nação de bigodes. Isso faltou de longe na Inglaterra. Nós e os portugueses somos Latinos obviamente, reagimos de outra forma. Com os ingleses é bem diferente. A barreira da língua acaba por sepultar as chances de uma "Big Family". A falta de clima com algumas das principais lideranças do clube como Drogba, claramente foi um erro. Sem contar que o bilionário Abramovic, não devia estar gostando de ver investimentos como o marfinense e o alemão Ballack sem espaço no grupo.