domingo, 13 de junho de 2010

Empate entre os favoritos do Grupo C

Inglaterra e Estados Unidos jogaram ontem, mas esperei o segundo jogo do grupo C, entre Argélia x Eslovênia, para analisar os dois jogos e as quatro seleções. Na partida de ontem, ingleses e americanos fizeram um bom jogo. Esperava uma atuação melhor da equipe de Fabio Capello, mas, como foi uma estreia e diante do adversário mais forte da chave, ficou de bom tamanho. Não fosse o frangaço do goleiro Green e o time da Terra da Rainha teria saído com a vitória.

O gol, aliás, é um mal que assola as seleções inglesas desde a Copa de 1970, quando o goleiro ainda era o lendário Gordon Banks. Os três arqueiros do elenco (Green, James e Hart) não inspiram confiança em ninguém, nem no próprio Capello que só decidiu pelo titular no dia do jogo. O companheiro de Rooney no ataque também não me convence. Por mais que Heskey tenha tido uma atuação razoável, inclusive dando o passe para o gol de Gerrard, não sou dos maiores fans desse jogador. O problema é que não há outro atacante de nível no grupo, apenas Peter Crouch, então tem que ir de Heskey mesmo. O próprio Rooney mostrou estar sem ritmo de jogo. A Inglaterra tem um bom time, que com certeza vai melhorar nas próximas duas partidas diante de adversários mais fracos.

Os Estados Unidos também tiveram uma boa atuação. O potencial da seleção americana já pode ser conhecido na Copa das Confederações do ano passado, quando eles foram vice-campeões, dando um sufoco no Brasil na final. Daquele time o único desfalque é o atacante Davies, que sofreu um acidente sério de carro no início do ano e ficou fora da Copa. O destaque individual é Landon Donovan, meia rápido e habilidoso, que ontem foi novamente o principal criador das jogadas. O goleiro Howard, além de Altidore e Dempsey também se destacaram. Mas a grande força da equipe de Bob Bradley é o conjunto. Os americanos são muito organizados taticamente, marcam muito bem e saem em velocidade no contra-ataque. Com o empate de ontem vão brigar pela primeira posição do grupo com os ingleses e, dependendo do cruzamento nas oitavas, têm boas chances de conseguir ir mais longe no Mundial.

O outro jogo do grupo, na manhã deste domingo, foi horrível. Argélia e Eslovênia mostraram que são duas seleções fracas e que somente um milagre os classificará para a próxima fase. O resultado só não foi 0 a 0 porque o goleiro argelino, Chaouchi, engoliu um frango e proporcionou aos eslovenos a primeira vitória em Copas do Mundo. O gol foi de Robert Koren.

Nenhum comentário: