sábado, 12 de junho de 2010

África do Sul tem chances de passar

Amigos do Passando a Bola, depois de longa ausência estou de volta para falar um pouco de futebol. E logo da Copa do Mundo. Neste primeiro dia duas partidas pelo grupo A, o mais equilibrado da competição. E os jogos comprovaram esse equilíbrio.

No jogo inaugural, confesso que me surpreendi com o time sul-africano. Achei que a equipe do Parreira iria penar para arrumar um empate com o México, mas os anfitriões jogaram bem, conseguiram se impor no segundo tempo e não venceram porque tanto o Mphela quanto o Modise perderam grandes oportunidades. Não há um grande destaque nos Bafana Bafana - apesar do Tshabalala, autor do golaço, ter sido eleito o melhor em campo. Gostei muito do empenho, da dedicação e pude ver uma boa organização do time africano. Destaque também para o goleiro Khune. Agora não fico mais surpreso se a África do Sul conseguir avançar de fase. Ainda mais depois do que vi no empate entre Uruguai e França, que comentarei mais abaixo.

Já o time mexicano fez um bom jogo na primeira etapa, mas no segundo tempo sumiu. Por vezes parecia meio auto-suficiente, achando que tinha o domínio da partida, e acabou pecando pela falta de objetividade. Tirando Giovani dos Santos, que tentava alguma coisa, os jogadores do México estavam passivos. Carlos Vela, Franco e Juárez não conseguiram envolver a defesa sul-africana com o que têm de melhor, que é a velocidade e a rápida troca de posição no ataque. Mesmo assim não gostei de ver Javier Aguirre tirando o jovem jogador do Arsenal. O veterano Blanco claramente está fora de forma e mal consegue dominar uma bola. Também acho que Guardado tem vaga no meio-campo e estranhei a opção por Oscar Pérez no gol. O México também tem capacidade de enfrentar tanto Uruguai quanto França de igual pra igual.


Digo isto porque o segundo jogo desta sexta foi uma pelada. Achei que seria um jogão, disputado, mas o que vi foram dois times mostrando pouca técnica e criando poucas chances. A França foi melhor, mas não o suficiente para merecer ganhar. Tirando Ribery, que conseguiu fazer uma graça pelo lado esquerdo, o resto do setor ofensivo foi uma lástima. Gourcuff muito lento, disperso e com o pé descalibrado; Govou sumido pela direita; e Anelka mostrando que sem o Drogba fica mais complicado. Não entendi o porquê de Henry no banco. Mesmo sem viver grande fase, ele é mais jogador do que todos esse que citei acima. Também acho que o Malouda poderia ter uma vaga nesse meio-campo. De positivo apenas o setor defensivo, que conseguiu anular os atacantes uruguaios - o que não foi tão difícil.


O Uruguai talvez tenha sido a seleção que menos mostrou qualidade. O time desorganizado, um meio-campo que não conseguiu criar boas jogadas, ataque isolado... De que adianta ter dois bons atacantes como Forlán e Suárez e não ter ninguém para servi-los? Oscar Tabarez colocou Lodeiro na segunda etapa tentando modificar alguma coisa, mas ele acabou expulso. Loco Abreu, nos poucos minutos que esteve em campo, praticamente não participou. A Celeste tem chance de passar, até porque o grupo é nivelado, mas precisa melhorar e muito, senão corre risco. Hoje eu não apostaria no Uruguai na segunda fase.

Nenhum comentário: