quinta-feira, 13 de maio de 2010

Así no puede

O que se passa na cabeça de Diego Maradona? Que tipo de futebol o maior jogador argentino de todos os tempos está assistindo. Depois da contestada lista do técnico Dunga, com muitos volantes, só Kaká como criador nato no meio-de-campo, e com dois laterais-esquerdos que não são laterais, tive outro dissabor. Foi no fim da tarde, quando Maradona anunciou os nomes dos 30 que defenderão a albiceleste na África do Sul.
A Internazionale é o melhor time da Itália, indiscutivelmente. É finalista da Liga dos Campeões com uma defesa invejável. Três argentinos são os responsáveis por esse setor: Cambiasso, Samuel e Zanetti. Só Samuel foi convocado. O que houve para que Cambiasso e Zanetti ficassem de fora, e abrissem lugar para jogadores como Collocini, que atuou a temporada na Segunda Divisão Inglesa com o Newcastle, Garcé e Insaurralde, jogadore de qualidade discutível de Colón e Newell's Old Boys, respectivamente.
Analisando friamente, a defesa é o ponto fraco dessa seleção argentina. Os goleiros são de qualidade duvidosa também. Andújar, do Catania, Romero, do AZ Alkmaar, e Pozo, do Colón, nenhum passa segurança, assim como os defensores que lá estão. Burdisso, da Roma, Heinze, do Olympique de Marselha, Demichelis, do Bayern de Munique, Otamendi, do Vélez Sarsfield, e Clemente Rodríguez, do Estudiantes, não são unanimidades e falham, bastante até.
Do meio-de-campo para frente, ao contrário, o time da Argentina está muito forte. Porém, pela lista apresentada, não vejo a Argentina tendo muito sucesso na África do Sul. Assim como nas Eliminatórias, o torcedor deve esperar por uma competição sofrida, com risco inclusive de alguns vexames pelo caminho.


Capítulo final

No próximo fim de semana será decidido o Torneio Clausura. Argentinos Juniors, a grande surpresa do cammpeonato, chega à última rodada como líder. A outra equipe com chance de título é o Estudiantes, que pelo time, camisa e tradição maior, pode ser considerado o favorito. Embora não dependa somente de seus esforços.


Às quatro da tarde, a bola vai começar a rolar. No Tomás A. Ducó, no Parque Patrícios, o Bicho vai encarar o Huracán. Uma vitória dará o título aos comandados de Claudio Borghi. Seria o terceiro da História do clube que revelou ao mundo o talento de Diego Armando Maradona (o jogador, e não o dublê de treinador). Em seu currículo, o Argentinos é detentor do Metropolitano de 1984 e do Nacional de 1985.


O Estudiantes tem uma parada mais indigesta. Vai até Santa Fé, enfrentar o Colón. O Sabalero sempre dificulda jogando no Cementério de los Elefantes. O Pincha precisa vencer e torcer para que o Argentinos não derrote o Huracán. Se o Bicho perder e o Estudiantes empatar, teremos um jogo extra para decidir o campeonato e consequentemente o primeiro clube argentino classificado para a Copa Libertadores de 2011.


Última fecha


Sexta-feira

14:00: Arsenal x Godoy Cruz
16:15: San Lorenzo x Newell's
20:20: Banfield x Boca

Sábado
14:10: Chacarita x Racing
16:15: Gimnasia x Atlético Tucumán
20:30: Independiente x Lanús
20:30: Rosario Central x Vélez

Domingo

16:00: Huracán x Argentinos
16:00: Colón x Estudiantes
18:30: River x Tigre


Por Raphael Martins

Nenhum comentário: