segunda-feira, 12 de abril de 2010

Em 2008, Fla passou por situação parecida

Quarta-feira o Flamengo faz sua primeira decisão na Libertadores desse ano. A partida diante do Universidad Catolica, em Santiago, ganhou ares emocionantes após o empate com sabor de derrota quinta passada contra o Universidad do Chile, no Maracanã. É um jogo difícil, a situação no grupo não é das mais confortáveis, mas longe de ser uma novidade. Pelo contrário. Metade do time que entrará em campo no Estádio San Carlos de Apoquindo estava presente no duelo tão ou até mais decisivo diante do Cienciano, do Peru, na Libertadores de 2008. E as coincidências não ficam apenas nas escalações.

Bruno, Léo Moura, Angelim, Juan, Toró e Kleberson participaram do heroico 3 a 0, na altitude de mais de 3000 metros de Cuzco. Naquela ocasião, o Flamengo também corria riscos de eliminação na primeira fase. Assim como este ano, em 2008 o duelo foi válido pela penúltima rodada da fase de grupos. O Rubro-Negro também somava 7 pontos, mas estava na terceira posição, com saldo inferior (0 a 1) ao time peruano. O Nacional-URU liderava com 9 e um jogo a mais. Portanto, uma derrota significaria praticamente a saída da competição de forma precoce. Porém, o time carioca teve forças para superar todas as dificuldades, vencer fora de casa e, após a última rodada, classificar-se na primeira posição com 13 pontos.

Quero, com essa lembrança, dizer que não é nem de perto um absurdo ganhar do Catolica fora de casa. Inspiração existe, inclusive da parte desses jogadores que estiveram em Cuzco. Técnica também. Veremos se vai haver disposição e, especialmente, atenção. Esta, aliás, tem faltado bastante aos zagueiros rubro-negros. Mas acredito no Flamengo.


Nenhum comentário: