terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sai Estevam, entra Joel

É muito difícil um técnico resistir a uma goleada de 6 a 0 diante de um rival, ainda mais dentro de casa. Mas o resultado catastrófico sofrido para o Vasco não foi o principal motivo da demissão de Estevam Soares do Botafogo. Foi apenas a gota d'água. Seu trabalho vinha sendo muito questionado pela torcida e dentro do próprio clube. E, convenhamos, o desempenho do agora ex-treinador alvinegro era pífio. Ele assumiu o Bota na rodada 19 do Brasileirão do ano passado e só conquistou sua primeira vitória no campeonato nacional 8 partidas depois. Pegou o clube em 15 lugar e terminou exatamente na mesma posição, livrando-se do rebaixamento apenas na última rodada numa vitória suada diante do Palmeiras. Ao todo foram 30 jogos, com 11 vitórias, 8 empates e 11 derrotas.

Além dos maus resultados em campo, suas escolhas e insistências com alguns jogadores também irritavam os torcedores. Como escrevi na análise da partida, atletas como Alessandro, Fahel e Lucio Flavio não têm mais condições de vestir a camisa alvinegra. Para mim são símbolos de épocas fracassadas do Botafogo, precisam sair. E tem gente no elenco para entrar na vaga destes. Weelington Junior foi um dos destaques da base, disputou o Mundial Sub-20 pela Seleção Brasileira e constantemente seu desempenho nos treinamentos como lateral-direito é elogiado. Por que então não tem uma oportunidade? Fahel é volante que não consegue acertar um passe de 2 metros. Mas permanece com vaga cativa no meio-campo. O recém-contratado Somália já mostrou que merece uma chance entre os titulares. E Renato Cajá, também recém-chegado, provou na Ponte Preta que é um meia de qualidade, que assim como Lucio Flavio, tem facilidade com as bolas paradas e poderia muito bem substituir o camisa 10.

Com os fatos apresentados acima, acho que a demissão de Estevam foi correta. O problema é que a comissão técnica será mudada logo no começo do ano. Melhor seria já iniciar 2010 com outro treinador, já que o antigo já não gozava de tanto prestígio assim. Perdeu-se tempo, que pode parecer pouco, mas num futebol onde o calendário é cada vez mais apertado, um mês signifca bastante.

Joel chega

Pelo menos a diretoria agiu rápido e anunciou Joel Santana como o novo comandante. Trata-se de um bom nome, experiente e muito acostumado ao futebol carioca e ao próprio Botafogo. Não podemos esquecer que o mercado também não apresenta tantas outras opções. Joel foi campeão estadual em 1997 e chega para tentar botar ordem na casa, mais ou menos como fez com o Flamengo em 2007. Ele tem um estilo agregador, de criar um sentimento de união entre todos. Prefiro esperar para ver os resultados e analisar se foi bom ou não. Mas só de haver mudanças já é um bom sinal.

Nenhum comentário: