quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

APERTURA: CAPÍTULOS FINALES

Após a disputa da 16ª rodada, o Torneio Apertura ganhou um novo líder. O Newell’s Old Boys desbancou o Banfield. Embora pareça que um ou outro vá mesmo conquistar o título do segundo semestre de 2009, outros candidatos entraram na disputa mesmo com chances muito pequenas.

Entre esses candidatos, o que tem mais chances matemáticas é o Vélez, que conquistou o Torneio Clausura no primeiro semestre. Mesmo na quinta colocação com 30 pontos, o time de Liniers ainda tem três jogos a fazer e está a seis pontos do líder. Mesmo estando em terceiro, o Colón tem chances menores porque tem uma partida a mais. O Sabalero acumula 31 pontos e pode chegar a 37 caso vença seus próximos compromissos, contra Atlético de Tucumán, como visitante, e Godoy Cruz, como mandante. Ou seja, tem que vencer e torcer para que Newell’s e Banfield não vençam seus três últimos jogos.

Já o Estudiantes, quarto colocado, com 30 pontos, o mesmo número do Vélez, não tem mais chances. Isso porque tem duas partidas a mais. O Pincha teve de adiantar seus jogos por conta do Mundial de Clubes. Ainda faz um jogo no Apertura, no próximo domingo, como mandante, a frente do Chacarita Juniors. O clube de La Plata só pode chegar aos 33 pontos.

Outros postulantes, menos cotados, são Independiente e San Lorenzo. Os dois têm 29 pontos e matematicamente podem chegar a 38. Mas tal como o Colón, precisam de um milagre.

Os resultados do último fim de semana serviram também para desvendar outras coisas. O Banfield perdeu para o Racing, em casa, por 2 a 1. Depois do jogo pairou uma pergunta. Será que o Taladro tem mesmo força para ser campeão? Ou vai ser mais um daqueles sonhos efêmeros de clubes pequenos, que lideram campeonatos e na hora do vamos ver, o sonho acaba feito miragem? Pode uma equipe que quer ser campeã perder, em casa, para uma outra que mesmo tendo camisa e tradição, ocupa um 15º posto, tendo vencido apenas três jogos em 16?

Por outro lado o Newell’s Old Boys, que mesmo não sendo considerado um grande, é um clube tradicional. Já conquistou cinco títulos argentinos e chegou a duas finais de Libertadores. Mesmo não jogando bem, o time de Córdoba bateu o Colón, fora de casa, por 1 a 0. Na briga pelo título, o peso da camisa e a experiência em momentos importantes fizeram a diferença nesta rodada.


Outros resultados: Rosario Central 1 x 1 Atlético de Tucumán; Independiente 2 x 0 Huracán; Chacarita 2 x 1 Godoy Cruz; River 1 x 1 Estudiantes; San Lorenzo 3 x 0 Boca; Tigre 0 x 3 Vélez; Arsenal 2 x 5 Lanús; Gimnasia 1 x 2 Argentinos.

Classificação: Newell’s 36; Banfield 35; Colón 31; Estudiantes 30; Vélez 30; Independiente 29; San Lorenzo 29; Rosario Central 27; Argentinos 25; Lanús 24; Boca 23; Arsenal 20; Atlético de Tucumán 16; River 15; Racing 14; Godoy Cruz 14; Chacarita 14; Gimnasia 13; Huracán 10; Tigre 8.


Camino hacia la Copa


Aos poucos também já se define os clubes argentinos que vão disputar a próxima Libertadores. Três já estão definidos. São eles Estudiantes, Vélez e Colón. Ainda restam três vagas. Mas uma delas já está com pré-reserva. Depois da goleada sobre o Arsenal por 5 a 2, o Lanús alcançou 62 pontos, abrindo cinco de vantagem sobre o Newell’s Old Boys na tabela acumulada de 2009. A outra vaga será o campeão do Apertura (Banfield ou Newell’s, muito provavelmente). E também é muito provável que qualquer que seja o resultado do campeonato ambos se classifiquem para a Libertadores. Isso porque o Banfield é o quarto colocado na tabela de pontos acumulados. Se for campeão do Apertura, o Taladro abre a vaga para o quinto colocado, que é justamente o Newell’s. San Lorenzo, Independiente e Rosario Central, nesta ordem, possuem chances muito remotas.


En el camino de los brazucas


Caso as coisas terminem como estão no Brasil e na Argentina. O Flamengo poderia ter como adversário no Grupo 8 o Lanús, que jogaria a pré-Libertadores contra um clube do Chile. O Internacional poderia pegar no Grupo 5 o Banfield, que jogaria a eliminatória contra um time equatoriano. Já o Newell’s, se confirmar o título do Apertura, cairá no Grupo 6, junto com Nacional, do Uruguai, Morelia, do México, e uma equipe do Equador ainda indefinida. Por fim, o Colón mantendo a sua posição, ficaria no Grupo 4, ao lado de Blooming, da Bolívia, um clube peruano e o vencedor do confronto entre o Deportivo Táchira, da Venezuela, e uma equipe paraguaia.
Por Raphael Martins

Nenhum comentário: