segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Uma semana para o título - Capítulo 1

Em todos os meus textos neste blog nunca fiz questão de dizer qual é o meu time. Não por medo ou insegurança, mas por que tento separar ao máximo minhas análises sem misturar com paixão clubística. Mas desta vez é diferente. Nos meus 24 anos de vida, considerando que tinha apenas oito anos quando o Flamengo foi campeão brasileiro pela última vez, nunca o vi chegar tão próximo quanto desta vez.

Além de acabar com uma fila que já dura 17 anos, o rubro-negro carioca pode escrever a história conquistando o troféu depois de assumir a liderança pela primeira vez na penúltima rodada, naquele que será lembrado como o mais equlibrado campeonato já visto até então. Considerando tudo isso, resolvi que gostaria de fazer parte desta possível conquista, de alguma forma que seja lembrada durante muitos anos, e para isso farei um diário de sete dias sobre a semana que cerca a grande decisão, começando nesta segunda, com este texto, e terminando no domingo, dia 6, com outro sobre um grande título ou uma grande decepção.

Para começar, então, desenharei o cenário que encontramos depois da penúltima rodada, em que o Flamengo é lider, com dois pontos a mais que Inter, Palmeiras e São Paulo. Apesar de quatro grandes times estarem envolvidos nesta briga, um outro gigante do futebol brasileiro, que não quer mais nada no campeonato, tomou conta dos noticiários esportivos. Trata-se do Grêmio, último adversario do Flamengo e maior rival do Inter.

Alguns jogadores do tricolor gaúcho já deixaram claro que não estão com a mínima disposição de vencer o jogo e, mesmo com veementes negativas do presidente, parece que a diretoria e a comissão técnica podem mandar um time mesclado de juniores e reservas, contra 100 mil flamenguistas completamente alucinados. Mas analisando com calma, não acredito que o Grêmio entregue o jogo, mas é inegável que não terá a mesma disposição. Rivalidade Gre-Nal é coisa séria, e vencer um jogo e ver o maior rival rindo e agradecendo por ter dado o título de bandeja não me parece o cenário mais realista. Mas bo futebol é sempre bom esperar o próximo capítulo.

Amanhã trago mais movimentos de uma semana decisiva para muitos brasileiros.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bela medida victor!!! Essa semana vai demorar um mês pra passar.