quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Indisciplinado, mas líder

Para um time que quer ser campeão, a vitória ontem era importante. Por mais que o adversário fosse o Grêmio, há mais de um ano invicto no Olímpico e ainda com pequenas esperanças de conseguir uma vaguinha na Libertadores do ano que vem. Mas em função das circunstâncias, até que o 1 a 1 não foi um mau resultado para o Tricolor, já que a equipe teve 3 (!!!) jogadores expulsos e voltou a liderar o Brasileirão com 59 pontos, um a mais do que o Palmeiras, que ainda joga na rodada.

O jogo foi meio chato, tanto é que fiquei zapeando de canal. Hora via a partida no Sul, hora mudava para ver o Botafogo eliminado na Sul-Americana. Enfim, vou falar sobre uma coisa que tem passada despercebida, mas que pode fazer muito a diferença ao final do campeonato, especialmente este ano, que está tão equilibrado: o número de cartões.

Como é indisciplinado esse time do São Paulo! Com os três cartões vermelhos levados ontem, já são 13 no Brasileirão! O clube que mais teve jogadores expulsos ao lado do Cruzeiro. E olha que ainda faltam 4 jogos para o Tricolor paulista. Isso sem contar nos amarelos: 98. Somados dá 111 cartões no total. Quem olha o número pode pensar "Sim, mas e daí? Que diferença isso faz se o time está na liderança?" Faz muita, porque no regulamento um dos critérios de desempate é justamente o número de cartões recebidos. E como esse ano a disputa está tão acirrada, não se espante se o título ficar para a equipe mais disciplinada. E aí complica para o Sampa. Seus rivais diretos na briga pelo caneco estão melhores nesse sentido. O Palmeiras levou 8 vermelhos e 102 amarelos: 110 no total; o Atlético tem 6 vermelhos e 93 amarelos: 99 no total; e o Flamengo apenas 4 expulsões (é, ao lado do Corinthians, o time que menos teve jogadores expulsos) e 97 amarelos: 101 no total.

Isso sem contar no prejuízo dentro de campo, afinal, diante do Vitória, Ricardo Gomes não poderá contar com Dagoberto, Jean e Borges, os dois primeiros titulares e o último presença constante nas partidas.

Claro que é muito difícil e até seria chato se o Brasileirão fosse decidido no número de cartões, mas é bom os clubes e principalmente o São Paulo abrirem o olho para esse fato para depois não se arrependerem.

Nenhum comentário: