quinta-feira, 22 de outubro de 2009

SEMANA DE SUPERCLÁSSICO

Acabou o sofrimento com a seleção nas Eliminatórias. Agora é hora de voltarmos nossa atenção para o Torneio Apertura. Tão logo a poeira se assentou vem aí o Superclássico, River e Boca, que vai ser jogado no próximo domingo, no Monumental de Núñez, a partir das 16h10, horário de Buenos Aires, 17h10 no horário brasileiro de verão.

Vai ser o clássico do Boca em grande ascensão no campeonato, agora décimo colocado, há cinco pontos do líder San Lorenzo, e que vem de três vitórias consecutivas. A última foi na rodada passada, frente o Tigre, na Bombonera, por 2 a 1. O Xeneize vai encarar um River Plate agônico, na 16ª colocação, com apenas seis pontos, e que não vence uma partida desde a segunda rodada. Aliás, esse triunfo frente ao Chacarita foi o único do Millonário neste campeonato. Já são sete rodadas sem saber o que é vencer e na última, um empate sem graça em 0 a 0 com o Huracán. River trocou de técnico, agora o comandante é Leonardo Astrada, em substituição a Pipo Gorosito. Se vencer o clássico, o River pode ressurgir neste campeonato e ganhar moral, quem sabe para voltar a ser um time competitivo e plantar as bases para o Torneio Clausura.

Mesmo assim eu acredito que o Boca Juniors, mesmo jogando na casa do maior rival, não perde esse jogo. Alfio Basile conseguiu fazer o time reencontrar o prazer de jogar. Palermo e Riquelme voltaram a se entender, enfim. Não duvidaria se ao final do campeonato, numa arrancada espetacular, o Boca leve o troféu para os lados do Caminito.

Líder
Muita gente torce o nariz quando digo que gosto do trabalho de Diego Simeone como técnico. Ok, o futebol pode não ser dos mais vistosos, mas o homem consegue pôr no time uma injeção de ânimo incrível. A prova disso é o San Lorenzo que lidera o campeonato e venceu no último sábado o Rosario Central por 1 a 0. Simeone foi um líder nato dentro de campo e mostra ser o mesmo como treinador. Vibra, xinga, reclama e comemora os gols como se ainda jogasse. Como treinador foi campeão nacional com o Estudiantes e com o River, e pode ser mais uma vez com o Ciclón. Assim sendo eu gostaria de ver o Cholo como técnico da Argentina.

Bicho sorpresa

Ninguém prestou muita atenção no Argentinos Juniors no início do campeonato. O time de La Paternal já é o quarto colocado, com 18 pontos, mesma pontuação de Colón e Vélez. Apenas um pontinho atrás do líder. A equipe perdeu apenas um jogo no Apertura, para o Vélez (0-1), empatou três vezes e venceu cinco, sendo que na última rodada o triunfo foi sobre o Racing por 2 a 0. A boa campanha servirá para livrar de vez o Argentinos Juniors do descenso.

Demais resultados: Lanús 1 x 1 Vélez; Gimnasia 1 x 2 Colón, Atlético Tucumán 1 x 1 Godoy Cruz, Arsenal 1 x 1 Banfield, Independiente 1 x 1 Chacarita, Newell’s 2 x 1 Estudiantes.

Classificação: San Lorenzo 19, Colón 18, Vélez 18, Argentinos Jrs. 18, Estudiantes 17, Independiente 17, Newell’s 17, Banfield 17, Rosario Central 14, Boca 14, Arsenal 11, Godoy Cruz 10, Lanús 10, Gimnasia 9, Atlético Tucumán 9, River Plate 6, Huracán 6, Racing 4, Chacarita 4, Tigre 4.

Média para a Libertadores: Colón 1,857; Lanús 1,714, Huracán 1,571.

Por Raphael Martins

Nenhum comentário: