sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Não me venha com pose de santo!

Nelsinho Piquet provavelmente encerra a sua carreira na Fórmula 1 de forma melancólica, protagonizando o maior escândalo da história da categoria. Ao entregar Briatore e assumir que bateu de forma proposital no GP de Cingapura em 2008, Nelsinho não diminui em nada a sua culpa no ocorrido, como parece que a FIA está encarando o fato, "premiando" o piloto por colaborar com as investigações.

Em sua confissão, o brasileiro garante que apenas aceitou participar da armação, que daria a vitória da corrida ao seu companheiro Fernando Alonso, pois temia que seu contrato com a escuderia francesa não fosse renovado e se sentia pressionado por Briatore. Aqui entre nós, esse Piquet está de brincadeira, né?

Nelsinho mudou o resultado de uma corrida, talvez até mesmo de um campeonato. Mexeu com o destino de todos os pilotos da categoria, sem contar as equipes, seus integrantes e os muitos patrocinadores que depositam milhões de dólares nelas todos os anos. Utilizar o argumento de "fragilidade emocional", "estresse intenso" e "inexistência de um contrato" não diminui em nada sua participação na trama, e o fez sabendo das consequências e, assumidamente, pensando em tirar proveito da situação, melhorando sua relação com os chefes da equipe.

Iniciei este texto citando o provável fim da participação do piloto na Fórmula 1 e explico. Desde que chegou à categoria, Nelsinho nunca conseguiu nenhum resultado expressivo que confirmasse as expectativas nele depositadas. Portanto, não será pelos pontos conquistados que terá uma fila de equipes atrás dele. Também não será pela postura profissional e personalidade forte (esse passou longe). Por fim, por ter entregue o próprio chefe na primeira oportunidade que teve, não deve mais ser muito bem visto em uma categoria em que todo mundo tem algum rabo preso com alguém.

Isso sem contar que por aqui o filho do tricampeão nunca foi muito querido, principalmente pela falta de carisma. Pra piorar ainda mais a situação, ganhou de brinde uma suposição de Briatore de que o brasileiro mantinha uma relação com um homem mais velho na Inglaterra. Essa eu prefiro nem comentar, não me interessa em nada as preferencias sexuais de Nelsinho e tampouco acredito nas declarações do chefe da Renault, mas que isso suja demais a imagem ninguém pode negar.

Nenhum comentário: