quarta-feira, 30 de setembro de 2009

LECCIÓN DE ESTUDIANTES

Sem dúvida o Estudiantes é o melhor time argentino no momento. O ano de 2009 foi a prova disso. O clube pode fechar o ano com mais uma conquista, desta vez a nível nacional. No primeiro semestre, a equipe comandada por Alejandro Sabella priorizou a Libertadores da América e levou o troféu de volta para La Plata, quebrando um jejum de 39 anos. Àquela altura, o Torneio Clausura foi deixado de lado e o Estudiantes fez uma campanha ruim, mas quem se importava? Agora, no segundo semestre, Verón e sua trupe têm grande chance de ganhar o Torneio Apertura. Jogando sem pressões, uma vez que a equipe já está classificada para a próxima Libertadores e não está na Copa Sul-Americana, os pincharatas podem se dedicar exclusivamente ao Campeonato Argentino. Ganham porque mostram ambição. A sede pela vitória os move.

No último fim de semana, o Pincha derrotou sem fazer muito esforço a um debilitado Boca Juniors por 2 a 1. Eu digo sem esforço porque se o Estudiantes jogasse como jogou a final da Libertadores o placar seria maior. Calderón e Enzo Pérez(foto) anotaram para o conjunto de La Plata, enquanto o incansável Palermo deixou mais um a favor do Xeneize, que mais uma vez não contou com Riquelme. O 10 ainda sente uma lesão no tornozelo esquerdo e também vai desfalcar o Boca na próxima rodada frente o Vélez, na Bombonera.

Se o Estudiantes é um aluno aplicado, o mesmo não pode-se dizer do Boca. A equipe faz a sua pior campanha na História. Isso mesmo! Desde que o profissionalismo foi implantado na Argentina, em 1930, o Boca Juniors nunca teve um ano tão ruim como 2009. Até aqui o Boca conquistou apenas 36% dos pontos em disputa. Isso somando o aproveitamento atual com o do Clausura. Em 25 jogos disputados em torneios locais foram sete vitórias, seis empates e 12 derrotas. O time ainda não conseguiu vencer duas partidas consecutivas, uma lástima. Com isso, o técnico Alfio Basile fica cada vez mais isolado. Já perdeu o apoio da direção do clube e um resultado que não seja a vitória frente ao Vélez pode lhe custar o cargo.
Se jugó la fecha

A sexta rodada teve um momento de rara beleza. O golaço de Cristaldo, do Vélez. Uma bicicleta perfeita para marcar o segundo gol na vitória de 2 a 0 do Fortín sobre o Huracán, no José Amalfitani. O clube de Liniers segue na disputa com dois pontos a menos em relação ao Estudiantes. Já o Globo sente muito a ausência de seus jogadores negociados, Defederico e Pastore. O clube de Parque Patrício marcou apenas um ponto em seis rodadas e é o lanterna. Desta maneira a classificação para a próxima Libertadores fica ameaçada.

O River bem que tentou e quase venceu. Depois de estar vencendo por 2 a 0, com gols de Villalba e Buonanotte, o Millonário deixou o Gimnasia empatar a partida. Os gols do Tripero foram de Ormeño e Cuevas. Isso em pleno Monumental de Núñez. No clássico de Avellaneda, vitória do Independiente sobre o Racing, 2 a 1. E como último destaque, o triunfo do San Lorenzo, fora de casa, sobre o Tigre por 3 a 2. Detalhe que o técnico do Ciclón, Simeone, escalou nove jogadores da base. A prioridade nos lados do Bajo Flores é a Copa Sul-Americana.
Demais jogos: Godoy Cruz 2 x 4 Argentinos, Banfield 2 x 1 Newell’s, Chacarita 1 x 0 Arsenal, Rosário Central 0 x 1 Colón, Atlético Tucumán 2 x 2 Lanús.

Classificação: Estudiantes 16, Vélez 14, Banfield 14, Rosário Central 13, Argentinos 12, Colón 11, Independiente 10, San Lorenzo 10, Newell’s 10, Godoy Cruz 8, Atlético Tucumán 7, Arsenal 7, Boca 5, River 5, Lanús 5, Gimnasia 5, Racing 4, Chacarita 3, Tigre 3 e Huracán 1.

Pontuação para a Libertadores: Colón 45; Lanús 43; Huracán 39; Rosário Central 38; Banfield 37**Os três primeiros nesta classificação vão para a Libertadores, juntamente com Estudiantes e Vélez Sarsfield, já classificados, e o campeão do atual Torneio Apertura.

Es solo fútbol!
“Tomara que caia um temporal e o avião não chegue”. A frase foi dita pelo técnico do Cienciano, Marcelo Trobbiani, sobre o confronto com o San Lorenzo, pela Copa Sul-Americana, na próxima quinta-feira. Na primeira partida, o time argentino venceu por 3 a 0. Os peruanos precisam marcar pelo menos quatro gols de diferença para se classificar de maneira direta.

Por Raphael Martins

Nenhum comentário: