quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Desmoronou

Se uma derrota ontem, para o Palmeiras, seria desastrosa e praticamente acabaria com as chances da equipe ser campeã brasileira, do jeito que foi, o 2 a 0 sofrido no Olímpico pode ter efeitos ainda mais devastadores no Alviverde. É impressionante como o time de Muricy Ramalho se perdeu!

A briga feia, com direito a soco na cara, de Obina e Maurício, além do consequente afastamento do elenco dos dois jogadores enterram o sonho do penta. E esse episódio lamentável foi apenas a gota d'água de uma campanha que começou a ruir há mais ou menos um mês, quando o time parece ter sentido o peso de se manter líder por muito tempo (o próprio Muricy disse que a ansiedade pelo título brasileiro dentro do clube era grande). Como escrevi após o empate em 2 a 2 com o Sport, o Palmeiras tem aproveitamento bem abaixo do lanterna do campeonato nos últimos 8 jogos. Foram 5 derrotas, 2 empates e apenas 1 vitória, o que dá 20,8%. Para se ter uma ideia, o Rubro-Negro pernambucano, último colocado, tem 29% em toda a competição.

Além desse péssimo desempenho dentro das quatro linhas, a perda de controle dos dirigentes em entrevistas - como a do presidente Luiz Gonzaga Belluzzo, dizendo que o Simon merecia apanhar, entre outros impropérios -, as insinuações de que haveria um esquema para favorecer Flamengo ou São Paulo na disputa pelo título e agora essa briga minaram uma campanha que, há pouco mais de um mês, parecia que terminaria com a conquista do campeonato. Uma pena!

Rospide, o Andrade do Sul?

Claro que também não podemos esquecer do Grêmio, que nas duas últimas rodadas encarou adversários que brigavam por título e Libertadores e, mesmo sem almejar mais nada no Brasileirão, honrou a camisa tricolor e empatou de forma heroica, com dois a menos, diante do Cruzeiro, e venceu o Palmeiras. Paulo Autuori saiu e não deixou saudades. Aliás, será que era para ter entrado?

Marcelo Rospide, o interino, que já tinha assumido a equipe após a demissão de Celso Roth e havia conseguido excelente aproveitamento, voltou ao comando nesses últimos dois jogos e mostra que tem condições de querer algo mais do que simplesmente "tapar buraco". Somando essas duas passagens a frente do Grêmio, são 9 jogos, 6 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota, o que dá 74% de aproveitamento. Como comparação, Autuori teve 46% em toda a sua passagem pelo Olímpico.

Será que não seria uma boa investir na permanência de Rospide? Acho que essas duas rodadas finais podem selar o destino do treinador.

Nenhum comentário: