sábado, 25 de julho de 2009

Evolução do Botafogo, queda colorada

O Botafogo finalmente vai melhorando. Reforços chegaram, jogadores que estavam machucados estão voltando à sua melhor forma e o principal, a atitude dos jogadores é outra. Por isso, a equipe que até bem pouco tempo atrás estava na zona de rebaixamento, na vice-lanterna, agora soma cinco jogos de invencibilidade (2 vitórias e 3 empates). Neste sábado, a vítima foi o Internacional e o placar foi 3 a 2 para o Alvinegro, no Engenhão. A equipe de Ney Franco chegou aos 15 pontos, na 15ª colocação, lembrando que ainda tem um jogo por realizar da 12ª rodada, diante do Cruzeiro.

O Colorado, por sua vez, segue sua má fase e neste domingo pode, pela primeira vez, terminar uma rodada fora do G-4. O time gaúcho é o 3º com 24 pontos. Os comandados de Tite venceram apenas 3 vezes nos últimos 10 jogos do Brasileirão e a situação do treinador vai, aos poucos, ficando cada vez mais difícil.

Sem contar com Nilmar, vendido ao Villareal-ESP, e Alecssandro, suspenso, Tite optou por um ataque leve, com Bolaños e Taison. No meio, D'Alessandro e Andrezinho seriam os responsáveis pela armação das jogadas. Mas a escolha mostrou-se equivocada, já que o Inter conseguia ter mais posse de bola, mas pouco criava e quando o fazia, sentia a falta justamente de uma referência na área não só para completar os cruzamentos como também para segurar a bola no ataque. O Botafogo, então, sempre mais perigoso e objetivo, abriu o placar logo no começo, com o zagueiro Wellington, aproveitando falha de Michel Alves. Logo depois André Lima ampliou e os cariocas poderiam ter até aumentado a vantagem, tamanha a superioridade. Juninho continuou com o pé calibradíssimo acertando a trave em uma falta quase do meio-campo.

Já o Inter não se encontrou. É impressionante como caiu de produção D'Alessandro em relação ao começo da temporada. O argentino simplesmente é figura nula em campo, sendo notado somente quando reclama do árbitro. Tite percebeu isto e também a falta de um jogador de área. Por isso, mudou no intervalo. O camisa 10 saiu para entrada de Giuliano, que passou a cair pela direita, e Bolaños deu lugar a Leandrão. Taison foi jogar pela esquerda e o Colorado melhorou consideravelmente. Tanto que logo aos 2 minutos, Andrezinho diminuiu de penalti. Depois de Juninho carimbar novamente a trave em cobrança de falta, a tal referência gaúcha que fazia falta se fez presente. Andrezinho levantou na área, a zaga botafoguense parou e Leandrão teve tempo de dominar e tocar na saída de Castillo: 2 a 2.

A torcida alvinegra temeu que mais uma vez a equipe ficaria sem a vitória depois de sair na frente no placar, mas, diferentemente do que vinha acontecendo, a equipe de Ney Franco continuou em cima, em busca do terceiro gol. Reinaldo entrou na vaga de Renato e a pressão deu resultado aos 30, quando Alessandro apareceu livre para deixar o Botafogo novamente em vantagem. A partir daí o Inter bem que tentou o empate, mas o jogo terminou mesmo com vitória justa carioca.

É notória a evolução do Botafogo. Claro que ainda está longe do ideal, mas se formos comparar com o desempenho do início do campeonato, parece outro time. Méritos para Ney Franco, comprovando que é sim um bom treinador. Só não faz milagres.

Rapidinhas do sábado:

- Impressionante a subida de produção do Avaí. Venceu mais uma (a quarta seguida na competição), desta vez o Atlético-PR, fora de casa, por 3 a 1. O mais importante é que desses quatro triunfos, três foram longe de Santa Catarina. A equipe de Silas, antes desta sequência, era a lanterna, com apenas uma vitória. Hoje está na nona posição, com 19 pontos. Se derrotar o Vitória, quinta-feira, o Avaí será o primeiro time a vencer cinco vezes consecutivas neste Brasileirão. Já o Furacão segue mal das pernas. Perdeu outra vez em casa e segue na zona de rebaixamento (18º, com 12 pontos). Para piorar, pode terminar a rodada em último lugar, caso Fluminense e Náutico vençam neste domingo. Ano passado o Atlético se livrou do rebaixamento na última rodada, justamente pelos pontos feitos em casa. Este ano nem isso está acontecendo. Das oito partidas na Arena da Baixada, venceu apenas duas. Abre o olho!

- O Grêmio jogou bem e conseguiu derrotar a bem armada equipe do Santo André, por 3 a 2, no Olímpico. Souza foi o grande nome da partida, marcando um golaço e dando duas assistências para o zagueiro Rafael Marques fazer outros dois. O Tricolor é o sexto colocado, com 21 pontos e vai brigar pelo título. Mas precisa melhorar seu desempenho fora de seus domínios. A equipe do ABC vem fazendo bonito, dentro de suas possibilidades. Quando perde, complica o jogo. Mas para mim sua luta ainda é contra o descenso.

Nenhum comentário: